UFRJ

Laboratórios e Centros de Pesquisa

 

CESA - Centro Experimental de Tratamento de Esgotos da UFRJ

O CESA-UFRJ é um laboratório de ensino, pesquisa e extensão, subordinado ao Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Escola Politécnica e tem como missão atender aos cursos de graduação e pós-graduação da UFRJ voltados à Engenharia dos Recursos Hídricos, Engenharia Sanitária e Engenharia Ambiental. Ocupando área de 1.800 m² e localizado em um dos acessos principais da Cidade Universitária da UFRJ, o CESA consiste em uma central de operações, processos e tecnologias de tratamento de esgotos. Cada unidade de tratamento é em escala real, em média para atendimento a população equivalente de até 500 habitantes.

 

GESTORE – Núcleo de Pesquisas em Sistemas e Gestão de Engenharia

Vinculado à Escola Politécnica, possui 200 m2 de instalações destinadas ao ensino, pesquisa e extensão, com um laboratório para desenvolvimento de softwares de gestão e avaliação de riscos, possui diversos equipamentos de medição de agentes físicos, químicos e biológicos. Desenvolve novos sistemas de engenharia utilizando ferramentas de TI aplicada à sistemas de gerenciamento de riscos ambientais; novas estruturas e metodologias de modelagem visando soluções de problemas de sistemas de engenharia complexos integrando abordagens baseadas em engenharia, gestão e ciências sociais. Linhas e Áreas de Pesquisa: análise de sistemas complexos, gestão de SMS, política e regulação, governança de riscos, engenharia do ciclo de vida, auditoria, perícia e avaliações e sistemas de gestão integrada. Forma gestores para liderar pesquisas e projetos estratégicos nas organizações sociais sustentáveis.

 

LABTARE – Laboratório de Tratamento de Águas e Reúso de Efluentes

O LATARE está vinculado ao Departamento de Processos Inorgânicos da Escola de Química, possui cerca 100 m2 destinados a pesquisas na área ambiental voltadas para o tratamento de águas, efluentes industriais e urbanos. O laboratório conta com modernos equipamentos para caracterização e tratamento de águas e efluentes, tais como: analisador de COT, espectrofotômetro de UV, gerador de ozônio, sistemas de membranas e osmose inversa, entre outros. As atividades de pesquisa são voltadas para os cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Química e Engenharia Ambiental.

 

LABUCH - Laboratório de usabilidade e confiabilidade humana do Instituto de Energia Nuclear/CNEN

Localizado ao lado do Centro de Tecnologia da UFRJ, este laboratório foi implementado com o objetivo de desenvolver metodologias, projetos e realizar estudos de casos relacionados com a análise da confiabilidade humana dos operadores de salas de controle de plantas industriais, desenvolver e avaliar salas de controles e interfaces humano-sistema de plantas industriais com abordagem centrada na ergonomia e fatores humanos, avaliar o desempenho humano em situações de emergência, alocar os requisitos de fatores humanos no gerenciamento da segurança operacional de instalações industriais, avaliar e desenvolver planos de evacuação de emergência utilizando software específicos, identificar os fatores que afetam o desempenho humano em situações de risco e projetos de sistemas com uma abordagem centrada nos usuários e na sua atividade de trabalho.

 

Laboratório H2CIN

Vinculado ao Departamento de Engenharia Química da Escola de Química, atende a pesquisas na área de síntese, modelagem, otimização e controle de processos. Participa da Rede de Mudanças Climáticas, com estudos sobre o tema de captura de CO2 por membranas e por aminas, utilizando modelos para simulação destes sistemas, isolados ou em arranjos híbridos. São realizados também estudos em dutovias, onde são utilizados modelos de redes de escoamento para CO2.

 

Laboratório de Ecologia Aplicada – Ecoaplicada

Vinculado ao Departamento de Ecologia do Instituto de Biologia, possui duas salas montadas com infra-estrutura adequada para realizar estudos e pesquisas sobre ecologia vegetal, recuperação de áreas degradadas, planejamento ambiental em especial de Unidades de Conservação, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento. Possui acervo bibliográfico com livros de consulta base sobre ecologia e ciências ambientais, além de livros específicos sobre as diversas linhas de trabalho realizadas. Conta com os seguintes equipamentos: computadores, balança de precisão, duas estufas, um forno mufla, duas lupas, material de herborização, computadores, impressoras, mesa de luz e material de campo variado de processamento digital de imagens.

 

LCPA – Laboratório de Controle da Poluição do Ar

Vinculado ao Departamento de Engenharia Bioquímica da Escola de Química. O Laboratório desenvolve sistema de automação e controle em equipamentos de controle da poluição do ar (Lavadores e coletores secos). Caracterização e Monitoramento de poluentes atmosféricos utilizando cromatografia em fase líquida e gasosa. Desenvolvemos programas de simulação para dispersão de plumas e estudos de Cinética Química aplicada à poluição atmosférica.

 

LTA – Laboratório de Tecnologia Ambiental

Vinculado ao Departamento de Engenharia Bioquímica da Escola de Química, possui 90 m2 de instalações. O Laboratório atende a aulas práticas de graduação e a pesquisa (projetos de pesquisa e pós graduação) e prestação de serviços na área ambiental (análises físico-químicas e biológicas de efluentes sanitários e industriais, estudos de tratabilidade de efluentes industriais e caracterização de resíduos).

 

LEMA - Laboratório de Engenharia do Meio Ambiente

Vinculado ao Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Escola Politécnica, o LEMA apresenta área física total de 200 m2 e área de 20 m2 de bancadas para a realização de análises físico-químicas e microbiológicas. O LEMA realiza análises físico-químicas microbiológicas de águas de abastecimento, esgotos sanitários e efluentes industriais. Atende às atividades regulares de ensino dos cursos de graduação e pós-graduação em engenharia da UFRJ, como também às atividades de pesquisa, principalmente aquelas realizadas no Centro Experimental de Tratamento de Esgotos da UFRJ.

 

LIFIC – Laboratório Integrado de Ficologia

Vinculado ao Departamento de Botânica do Instituto de Biologia, possui cerca de 100 m2 de instalações destinadas à pesquisa, ensino de graduação e pós graduação e extensão (cursos e atividades de educação ambiental). O Laboratório conta com microscópios óticos e estereoscópios, bem como uma sala de cultivo de macroalgas. Dispõe de material para a execução de trabalhos de campo em ecologia (equipamentos de mergulho autônomo, câmara terrestre e subaquáticas, refratômetros, termômetros etc.).


NASA – Núcleo de Análises de Sistemas Ambientais

O NASA analisa parâmetros físico-químicos e biológicos de ecossistemas aquáticos e continentais; analisa alterações em ecossistemas através de geoprocessamento; avalia o nível e estado ecodinâmico com uso de mapeamento digitalizado, parâmetros ambientais e sistema de informações geográficas, avaliando avalia impactos, danos e bens ambientais. Desenvolve técnicas e métodos para manejo e recuperação de sistemas ambientais; executa perícia ambiental, EPIA, PRAD, PCA, SGA, auditorias da ISO 14000 , auditorias de segurança da BS 8800, avaliação ambiental e medidas de controle de risco da RN9/MTE; desenvolve e aplica modelos matemáticos e índices estatísticos em sistemas ambientais. É um Grupo de Assessoramento Técnico em Meio Ambiente da Procuradoria da República e do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

NEITEC - Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos

O núcleo é um centro de excelência na área de Gestão da Inovação, Inteligência Competitiva, Prospecção Tecnológica e Monitoramento Tecnológico e Mercadológico. Atua a montante e jusante de diversos setores relacionados à indústria química, através de estudos acadêmicos, projetos de pesquisa e consultorias. Com experiência na área acadêmica e empresarial há mais de 20 anos, oferece, através de sua equipe especializada, treinamento de metodologias de estudo de futuro bem como de estudos de janelas de oportunidades. Nos últimos anos estabeleceu parcerias com diversas empresas como FCC (Fábrica Carioca de Catalisadores), COSAN (RAIZEN), CGEE (Centro de Gestão de Estudos Estratégicos), SENAI , GE (General Eletric) e agências de fomento como CNPQ e FAPERJ.