UFRJ

Notícias e Eventos

OIL EXPLOITATION AND SUSTAINABLE DEVELOPMENT AN INTERNATIONAL LAW CONFERENCE BY THE COLLEGE INTERNATIONAL DE DROIT

Debate:  Oil Exploitation and Sustainable Development

Palestrantes: Dr. Jean-Marc Thouvenin e seus estudants  (Charlotte
Ruzzica, Chloé Flageul, Shazia Bi Kazmoo, Lila Boukoucha).

Instituição: Université Paris-Ouest Nanterre, Centre de Droit

Local: auditório bloco D (sala 220) - Centro de Tecnologia da UFRJ
Horário: 11:00-13:00

Mais informações: clique aqui

2nd WORKSHOP IN ENVIRONMENTAL ENGINEERING:
New Challenges for Environmental Engineering – Sustainability and Innovation

Convido a todos para participarem do 2nd WORKSHOP IN ENVIRONMENTAL ENGINEERING: New Challenges for Environmental Engineering – Sustainability and Innovation. Serão ainda oferecidos mini-cursos (gratuitos) que ocorrerão nos dias 25, 26 e 27 de abril. Façam suas inscrições e
garantam suas vagas!

Data: 28 e 29 de abril de 2016.
Local: a ser divulgado.

Programação Preliminar

Programação Preliminar - Alunos do PEA

RESULTADO 1a FASE – SELEÇÃO DE CANDIDATOS ESTRANGEIROS 2016

Candidatos selecionados para a entrevista virtual (no período de 09 a 13 de novembro de

2015)*:

- Ana Maria Naranjo Herrera

- Jesús Alberto Rodríguez Mora

- Andrea Velasco Corredor

- Silvia Marililey Leiva Martinez

* Data, hora e endereço skype serão divulgados por e-mail.

Convite - Palestra Prof. Patrick Bourseau da Ecole de Nantes.

Título da Palestra: "Photobioreactors and separation techniques for microalgae exploitation"

Palestrante: Prof. Dr. Patrick Bourseau

Data e Horário: 15/01/2015 às 13h

Local: Bloco E - Sala 213 - Gaivotas

Summer School in Environmental Engineering

De 19 a 27 de janeiro de 2015 acontece o evento "Summer School in Environmental Engineering", organizado pelo Programa de Engenharia Ambiental da Escola de Química e Escola Politécnica da UFRJ. Veja detalhes aqui.

Em dezembro de 2013, o Programa de Engenharia Ambiental assinou Termo de Cooperação Técnica- Científica com o Instituto Federal Fluminense de Campos - RJ, que promoverá a qualificação e capacitação de docentes e técnico-administrativos do IFFluminense, em nível de Mestrado, na área de Gestão Ambiental. A realização do curso vem ao encontro do proposto no Plano de Apoio ao Desenvolvimento Acadêmico-Profissional e à Formação Continuada dos Servidores do IFF.

Vinte e dois servidores do IFF foram aprovados no processo seletivo de ingresso no programa. As aulas serão ministradas no IFF, em dias concentrados, duas ou três semanas por trimestre.  Além das vagas destinadas para capacitação dos servidores do IFF previstas no Termo de Cooperação, o PEA também destinou cinco vagas adicionais na área de Gestão Ambiental para candidatos residentes em Campos–RJ no Edital de 2014, sendo aprovados dois candidatos.

Duas disciplinas já foram ministradas em janeiro deste ano: Metodologia de Pesquisa - EED-702 (com o Prof. Eduardo Serra) e  Eco-inovação em Petróleo, Gás e Biocombustíveis - EED-773 (com o Prof. Estevão Freire).

Alunos do IFF com o Prof. Estevão Freire
Alunos do IFF se concentrando nos trabalhos em aula
Prof. Eduardo Serra ministrando aula da disciplina Metodologia da Pesquisa

Macroalgas Marinhas do Brasil